As melhores ideias de prateleiras para livro infantil

Livros empilhados, jogados por aí ou encontrados em lugares estranhos. A cena parece familiar?

Então está na hora de providenciar prateleiras para livros infantis e colocar ordem no quarto da garotada! Assim, as obras ficam sempre à mão e fáceis de achar.

Mas para ter essa praticidade você não precisa apostar na opção clássica e fácil da estante de madeira. Apesar de ser um curinga, ela pode ser substituída por móveis criativos, prateleiras, cestos e até peças artesanais criadas especialmente para organizar as obras literárias 

Inspire-se nos modelos que selecionamos!

Estante-brinquedo 

Que tal a estante de livros fazer parte da diversão? 

Apostando em peças em formatos lúdicos é possível inseri-las na brincadeira da criança, como no caso do rack com aparência de navio.

Com ele, o móvel praticamente vira um brinquedo ao mesmo tempo em que a superfície e as prateleiras para livros infantis ajudam a manter tudo no lugar.

Além disso, é possível variar no formato e, assim, transformar a estante em árvores, foguetes, faróis, bonecos gigantes ou o que a imaginação quiser!

Porém, pode não ser tão fácil encontrar essa opção nas lojas. Portanto, procure um marceneiro que trabalhe com móveis planejados.

Prateleiras lúdicas de livro infantil 

Assim como no caso da estante, os modelos lúdicos de prateleiras dão um toque divertido à decoração, podem ser usados para guardar livros e pequenos objetos.

Além disso, combiná-las com as cores e temas do quarto da criança garantem um ambiente mais harmônico.

No caso da prateleira de avião, ela acompanha a decoração do cômodo e traz objetos como essa temática.

Então, que tal aproveitar a ideia e levar esse tipo de prateleira para o quarto do seu filho?

“Estante” pintada

Quando falta espaço para uma estante, uma boa pedida é aproveitar as paredes para “montar” uma. É bem fácil: escolha uma figura e pinte-a, “preenchendo” o interior com prateleiras para os livros infantis.

Dessa forma, a figura pintada dá o formato à estante, mas você otimiza espaço, já que o móvel é dispensado.

O formato de casa, como da imagem, facilita o processo, pois utiliza prateleiras retas. Elas são fáceis de serem encontradas e, geralmente, estão à venda em qualquer loja de departamento.

Além disso, você pode incrementar a decoração pintando-as como as paredes!

Móveis planejados

Outra forma de aproveitar bem o espaço é com móveis planejados. Eles são feitos sob medida, portanto, criados especialmente para as suas necessidades e para otimizar o uso daquele canto esquecido.

Logo, podem ser colocados em ambientes grandes ou pequenos, que se beneficiam especialmente desse tipo de móvel.

Uma dica é instalar a estante de livros planejada em áreas de passagem, como aquelas próximas às portas. Dá para ver que dá um toque sofisticado à decoração, não é?

Estantes e prateleiras de livro infantil de canto

Esse modelo também ajuda a otimizar o espaço, já que é mais um que aproveita os cantos do cômodo.

Outra vantagem é que esses móveis são fáceis de serem encontrados, então você não precisa recorrer a marceneiros. 

Uma busca na internet e você encontra a prateleira de livro infantil de canto ideal para o quarto da sua criança!

Além disso, ela é um ótimo elemento para somar à decoração.

Cestos e caixas

Quando não sobra nenhuma parede para instalar estantes ou prateleiras para livros infantis, há sempre a opção de apostar em caixas ou cestos.

Eles são fáceis de encontrar nas lojas, mas também podem ser feitos artesanalmente. Assim, as peças são personalizadas de acordo com seu gosto e a decoração do cômodo.

Por exemplo, com crochê e fio de malha é possível criar cestos e caixas de diferentes tamanhos, cores e formatos. Além disso, o resultado fica lindo!

Caixotes coloridos

Quem não tem espaço ou quer opções mais econômicas encontra uma alternativa em caixotes, aqueles encontrados em supermercados e feiras. 

Você pode reformá-los em casa mesmo, lixando, pintando e envernizando. Depois, é só achar um canto para ele e encher de livros.

Os caixotes ainda dão um toque rústico à decoração!

Cabana para livros

Já imaginou um “esconderijo” onde a criança pode se refugiar e ler? 

Dá para montar um no quarto! 

Além de prateleiras para livros infantis, você vai precisar de uma estrutura de madeira ou até mesmo de tecidos para instalar uma “cabana” junto à parede.

Nesse caso, o ideal é combinar essa “cabana literária” com os materiais dos móveis e com a decoração do ambiente.

Complete o cenário com um tapete bem colorido e almofadas, então você e seu filho terão um canto todo especial para se perder nos livros. A diversão é garantida!

Cantinho da leitura

Quem tem espaço em casa ainda pode montar um ambiente especial para a criançada com mesa, cadeiras, estantes ou prateleiras para livros infantis.

Além de manter tudo em ordem e à mão sempre que preciso, um “cantinho da leitura” pode ser útil aos pequenos (e aos pais) em diferentes fases. 

No início da infância, ajuda na organização e serve até como espaço de leituras e brincadeiras, mas conforme a criança cresce, pode se transformar em um ambiente de estudo também.

Sem contar que, com a decoração certa, o espaço fica lindo!

Que tal adicionar livros às prateleiras?

Agora que você já tem várias ideias de prateleiras para livros infantis, que tal começar a enchê-las? Mas não com qualquer obra!

Histórias são capazes de incentivar a leitura, entreter, estimular a curiosidade e a imaginação das crianças

Porém, para isso acontecer é preciso escolher a obra certa, e o EUnoLIVRO te
ajuda nisso.

EUnoLIVRO conta a história do seu filho!

Aqui no EUnoLIVRO temos várias opções de publicações não só para divertir, mas também para ajudar no desenvolvimento e aprendizado da garotada. E o melhor é que nossas histórias são personalizadas!

Assim, a criança vira o personagem principal da trama, que inclui todo o universo dela: o vovô, o brinquedo favorito, os amigos da escola, o bicho de estimação… 

O enredo mistura a fantasia com dramas reais da criança e, assim, valores como coragem e tolerância são tratados de forma leve para gerar identificação.

Além disso, nossos livros são de alta qualidade, como os que você encontra nas livrarias.

Não é incrível?

Então faça agora uma história personalizada para a sua criança!

Deixe um comentário