300+ Histórias infantis inesquecíveis

As crianças têm uma criatividade e curiosidade enormes. Afinal, elas ainda estão nesse mundo há pouco tempo e existem milhões de coisas ainda para conhecer. Com o cérebro ainda com muito espaço para preencher, é comum que elas inventem de tudo: jogos, músicas, amigos e histórias. E nada como uma boa história infantil, não é mesmo?

Por isso as histórias infantis fazem tanto sucesso. Uma boa história faz a imaginação dos pequenos viajar. Enquanto escutam (ou leem) uma história, a mente da criança se transporta para aquele novo mundo, permitindo que saboreiem e aprendam muito nesse processo.

Além disso, as histórias infantis são a porta de entrada para o mundo da literatura que está começando a despontar na vida das crianças. Criança que ouve muitas histórias será um jovem que gosta de ler e com os caminhos abertos para se tornar um adulto culto.

Assim, é muito importante incentivar a criança desde cedo a ouvir e contar histórias: ela só tem a ganhar com isso!

Bom, mas nem sempre nos vem à lembrança uma boa história infantil quando mais precisamos de uma! Que pai ou mãe nunca ficou procurando na memória algo ao ouvir: “me conta uma história?”, normalmente na hora de dormir?

Já passou por isso? Não se preocupe! Para te ajudar, selecionamos aqui sites com centenas de histórias infantis para todos os gostos! Dos clássicos a textos inéditos, aqui você e seu filho terão sempre uma história quando precisarem! Vamos lá?

Domínio público

Vamos começar nossa lista com uma biblioteca virtual que provavelmente você nem sabia que existia! O Domínio Público é um portal lançado em 2004 com a missão de oferecer conhecimento gratuito e acesso à educação e cultura para todas as pessoas. Bacana, não é? São milhares de obras, em diversos formatos, que podem ser acessados gratuitamente. Músicas clássicas, mapas antigos, livros e grandes autores e, claro, histórias infantis!

Infelizmente, o acervo de histórias infantis não é muito grande. São 21 obras em português (tem várias em outras línguas também!) de autores que deixaram seus textos acessíveis para todos. É só acessar, baixar o texto e ler quando quiser! Veja abaixo o atalho para algumas das histórias, ou clique aqui para ver a lista completa.

Biblon

Biblon é um portal de Portugal, então, algumas palavras podem soar um pouco estranhas para as crianças brasileiras. Mas vale a pena conhecer! O site se propõe a ser uma rede social para jovens leitores, mas você pode acessar todos os conteúdos sem se cadastrar. Na sessão Biblioteca, você encontra mais de 140 e-books para ler de graça. Para ajudar, os livros são organizados por faixa de idade: assim você tem certeza que está lendo um texto adequado para a idade do seu filho. E ainda dá para ver comentários de outras crianças que já leram o mesmo livro!

no Bilbon você encontra obras conhecidas, como O Chapeuzinho Vermelho ou Os Sete Corvos dos Irmãos Grimm até textos exclusivos, como O mistério do anel de pérola. É só aproveitar!

EUnoLIVRO

O EUnoLIVRO é uma plataforma para criação de livros infantis personalizados. Acessando o site, você escolhe a história, preenche as informações da criança e aí é só esperar o livro chegar em casa! A grande vantagem do livro personalizado é que ele gera uma identificação muito grande entre a criança e o texto, facilitando a assimilação do conteúdo e aumentando o interesse pela leitura. Para ficar melhor ainda, você pode construir um avatar da criança, assim ela reconhece não só seu nome, mas também sua imagem no livro.

Os principais títulos do EUnoLIVRO são:

  • Eu e o dragão: O reino está em perigo e somente um príncipe ou uma princesa pode salvá-lo. Adivinhe quem será o herói dessa história?
  • O Livro da Criança ajuda no processo de alfabetização das crianças, apresentando letras e números associados às pessoas, brinquedos, comidas e animais que a criança conhece.
  • A Criança que Criava Mundos: Algo misterioso (e incrível!) acontece quando a criança vai dormir. Que mundo é esse que ninguém consegue ver?
  • O Natal da Criança: A noite mais esperada do ano pelas crianças traz muitas dúvidas e mistérios. Essa história desvenda os símbolos do Natal, sem macular a magia por trás desse acontecimento milenar.

Cantinho da criança

Esse blog conta com quase uma centena de histórias infantis! Quase todas aquelas histórias conhecidas você vai encontrar aqui. A bela Adormecida, A Bela e a Fera, Branca de Neve e os Sete Anões, João e Maria, O Gato de Botas e Cachinhos de Ouro estão todas aqui a um clique de distância. Se quiser uma história diferente, aqui você encontra também. São horas e horas de leitura para aproveitar com seu filho!

Histórias em português

Se você procura centenas de histórias originais, esse é o seu lugar! Esse blog é feito para pessoas que gostam de escrever e compartilhar seus textos. E ele já conta com centenas de histórias! Tem também vários poemas e textos de autores conhecidos, como Cecília Meireles. Ponha seu filho no colo e divirtam-se escolhendo uma história para vocês! Para conhecer, é só clicar aqui.

Histórias Era Uma Vez

Temos aqui um outro blog especializado em textos clássicos. Histórias Era Uma Vez conta com mais de 40 histórias infantis que toda criança conhece ou precisa conhecer. É só acessar para ler Pocahontas, Rapunzel, O Principe Sapo, O Patinho Feio, Bela Adormecida e tantas outras histórias que todos nós amamos.

Histórias para os mais pequeninos e para os menos pequeninos

Histórias… é outro blog muito interessante, que conta com dezenas de histórias, principalmente originais. No blog, os textos estão organizados por categoria, como “De 3 a 6 anos“, “Escola”, “Família”, etc. A maioria dos textos está escrita em português de Portugal, mas, por outro lado, são textos com uma boa qualidade literária. Vale a pena conhecer!

Pronto! Você nunca mais vai ficar sem uma história para contar para o seu filho! Gostou das dicas? Conhece algum outro site que esquecemos de incluir? Conte para a gente nos comentários! Boa leitura!

5 comentários em “300+ Histórias infantis inesquecíveis”

  1. Site muito bom!
    Adorei o artigo!
    Gosto muito de ler histórias!
    E tambem de escrever !
    Tenho 9 anos e no meu blog tenho histórias,poesias,poemas e mais.
    O nome do meu blog e meucantinhodaliteratura.blogspot.com entre lá!

    Responder

Deixe um comentário