Dia das Crianças: as brincadeiras que as crianças amam

Todo mundo gosta de presentes, mas as brincadeiras no Dia das Crianças também são uma ótima forma de celebrar a data.

Por isso, aproveite o feriado mais esperado pela garotada para preparar uma programação especial com muita diversão. Afinal, brincar é sinônimo de ser criança!

Além disso, é um momento de descobertas, invenção, aprendizagem e muita imaginação. E quando feita com os pais ou cuidadores, promovem união e memórias em família. 

Então, vamos direto ao assunto: confira a seguir brincadeiras para o Dia das Crianças que os pequenos amam!

Quebra-cabeça

Essa brincadeira de Dia das Crianças é para qualquer idade, inclusive para os adultos! 

O jogo pode ser feito em casa ou comprado pronto. Para fazer em casa, peça para a criança desenhar ou pintar sobre um papelão, então recorte a obra de arte em peças e tente remontá-la.

Entre as versões industrializadas, há modelos simples e fáceis, que têm um número reduzido de peças e são indicados para os mais jovens. 

Há ainda níveis intermediário e avançado de quebra-cabeças para os mais velhos, inclusive alguns que chegam a ter 5.000 peças!

E depois que o quebra-cabeça estiver pronto, você pode emoldurá-lo e transformá-lo em um quadro para decorar o quarto da criança.

Além de divertir, essa brincadeira estimula a resolução de problemas, memória, percepção visual e observação. 

Teatro de fantoches

Um espetáculo teatral pode se transformar em brincadeira para o Dia das Crianças com alguns fantoches e muita criatividade!

Você e sua criança podem criar os bonecos juntos usando meias velhas e tintas para tecido ou podem utilizar fantoches tradicionais de brinquedo. 

Então, ensine os pequenos a manusear os peças e a criar uma história. Essa parte vai ser fácil, porque crianças têm muita imaginação!

Assim que a garotada entender como a brincadeira funciona, terá autonomia para criar narrativas sozinha. 

Porém, essa também é uma boa oportunidade para você intervir e ensinar. Que tal acrescentar à trama assuntos como a importância de cuidar da saúde, da higiene e de comer frutas, legumes e verduras?

Caça do tesouro

Dá para preparar uma caça ao tesouro com objetos que você tem em casa: papel e caneta.

Escreva pistas para levar ao tesouro e esconda-as em diferentes pontos. Em cada etapa, a dica deve levar à seguinte e, assim, cada vez mais perto do objetivo final. 

Se quiser elaborar um pouco mais, crie um mapa com desenhos ou colagem.

Além disso, essa brincadeira para o Dia das Crianças pode ser feita dentro de casa ou no quintal, escondendo as pistas em diferentes cômodos.

O tesouro no fim da caçada pode ser o que quiser, como guloseimas ou presentes infantis.

Acampamento

Essa brincadeira é para o Dia das Crianças, mas também para qualquer ocasião!

O acampamento pode ser montado no quintal com barracas tradicionais de acampamento, mas se não tiver nada disso em casa, não tem problema. Afinal, também dá para montar um acampamento dentro de casa, onde o improviso vira parte da brincadeira.

Assim, crie cabanas com cadeiras, lençóis, cobertores, caixas grandes de papelão ou com o que estiver disponível. 

Quer deixar tudo ainda mais divertido? 

Faça passatempos dentro da cabana, como contação de histórias, desenhos ou jogo de sombras com a ajuda de uma lanterna. Além disso, levar livros infantis para o acampamento é uma boa pedida!

Quem sou eu?

Esta brincadeira do Dia das Crianças trabalha concentração e lógica. Nela, os participantes têm que escolher um personagem, que pode ser de um livro, desenho, filme ou até alguém famoso.

Então, o próximo passo é escrever o nome do escolhido em um pedaço de papel e prendê-lo na testa de outro participante. Esta pessoa vai fazer perguntas para os outros jogadores sobre quem ela é e, assim, tentar adivinhar o nome que está colado na sua testa. 

Por exemplo: eu sou um homem? E os participantes só podem responder “sim” ou “não”!

O jogador tem uma chance para dar um palpite e ganha quem acertar primeiro.

Mímica

Outra brincadeira para o Dia das Crianças que envolve adivinhação, mas na mímica é proibido falar. Portanto, os participantes têm que adivinhar a palavra a qual é feito referência através de gestos.

Para brincar, alguém deve escolher uma palavra para outra pessoa “encenar” até que alguém do grupo adivinhe. Valem referências a objetos, profissões, filmes, pessoas… O importante é ser criativo!

Jogos de tabuleiro

Eles são uma ótima pedida, porque divertem a garotada e os adultos também

Além disso, trazem a vantagem da versatilidade: têm vários formatos, são para diferentes faixas etárias e apresentam diversos níveis de jogabilidade, ou seja, a qualidade que um jogo tem de ser fácil e intuitivo de ser jogado.

Quer mais um motivo para escolher os jogos de tabuleiro para as crianças? 

Eles são muito mais do que diversão, porque podem ajudar no desenvolvimento infantil.

Sabendo disso tudo, aposte nos jogos de tabuleiro como brincadeira no Dia das Crianças!

EXTRA: Dicas para presentear no Dia das Crianças!

Se você faz questão de celebrar a data com um mimo, saiba que há muitas opções para fazer a alegria dos pequenos!

Por exemplo, lembrancinhas podem ser feitas especialmente para a data. Além disso, com a ajuda da criança! Assim, ela se diverte criando a peça e ainda garante um mimo. 

Neste artigo há uma lista de lembrancinhas criativas de Dia das Crianças para você fazer.

E se quiser dar mais do que uma lembrancinha, há ainda alternativas de presentes:

  • Jogos infantis: eles permitem à criança viver realidades fascinantes, mas para as quais ainda não está pronta. Desse modo, aspectos da vida adulta, como profissões e esportes, podem ser experimentados de forma lúdica. 
  • Brinquedos: há aqueles ruins, mas existem vários outros que podem ser excelentes opções para os pequenos. Para escolher o certo, confira este artigo no qual damos dicas sobre o assunto.
  • Videogames, tablets e eletrônicos: o uso pelas crianças deve ser controlado. Porém, quando bem escolhidos, podem ser uma boa ideia de presente!
  • Livros infantis: divertem, ensinam e ainda incentivam a leitura. Eles vêm em todos os formatos e para todas as idades. 

Destaque para os livros personalizados, que trazem a criança como protagonista, facilitam a assimilação do conteúdo e a aprendizagem de valores positivos.

E aí, qual brincadeira ou dica de presente mais gostou? Conte nos comentários!

Deixe um comentário